Menu

Notícias

O que o Planeta Cacau Produz

[author-image]
user em Notícias

Produção do Planeta Cacau

» Amêndoas orgânicas de cacau gourmet.

» Nibs de cacau gourmet, orgânico e cru.

» Pasta ou liquor de cacau gourmet, orgânico e cru.

» Chocolate funcional gourmet, orgânico e cru: 50% e 70% cacau.

E, Planeta Cacau comercializa em sua loja virtual (emwww.dietacrua.com.br) os produtos de fabricação própria, ao lado de muitos outros alimentos naturais, desde que façam sinergia ou integrem nossas receitas.

caixa-chocolate-cru-organico-gourmet-planeta-cacauTodo o nosso processo de produção utiliza amêndoas de cacau orgânico, fino ou gourmet, descascadas e granuladas (raw cacao nibs), processadas em baixa temperatura (cruas), conservando todos os nutrientes do Theobroma Cacau (alimento dos Deuses). Orgânico como garantia de produto ecologicamente correto e socialmente justo, e gourmet, por tratar-se do cacau de melhor qualidade produzido no Brasil (tipo 1 conforme Instrução Normativa n° 38 de 23/06/2008 do MAPA).

Não utilizamos calor em nosso processamento, inclusive na moagem dos nibs de cacau e produção da massa de chocolate. A moagem é feita sob temperatura controlada, nunca superior aos 42°C, e esta elevação de temperatura ocorre apenas pela fricção dos nibs entre os rolos e a mesa de granito da nossa máquina (Melanguer). Importante ressaltar que as gorduras (manteiga) do cacau têm ponto de fusão em torno dos 36°C, e elas são liberadas quando a granulometria da pasta alcança em torno dos 20 micrometros (10-6m). O cacau cru é comprovadamente a maior fonte natural de flavonóides antioxidantes, substâncias que propiciam benefícios para a saúde e estética, como retardamento do envelhecimento. O Chocolate Natural é realmente o melhor alimento funcional e natural encontrado no mercado brasileiro! Veja mais benefícios abaixo.

produto-3Ideal para quem busca: uma alimentação viva, que aproveita ao máximo todos os nutrientes e benefícios dos alimentos; uma fonte poderosa e segura de flavonóides antioxidantes; saúde de um modo geral e estética.

O que é cacau fino ou gourmet?

Cacau fino segue rigorosas especificações de seleção de frutos, respeito às características da variedade (comum, forasteiro, híbrido ou trinitário), fermentação e desidratação das amêndoas (etapas que reduzem a acidez, eliminam microtoxinas, e desenvolvem o aroma e sabor do cacau), e comprovação da qualidade do lote. Cacau de qualidade pode ser orgânico ou convencional. Planeta Cacau reuniu num só produto o que há de melhor: cacau orgânico, e gourmet!

Obs: Requisitos de processamento (para fino ou gourmet) podem ser vistos em http://www.cacaufino.com.

Porque o Chocolate Natural não é vendido em pó?

produto-2Em verdade, não existe cacau puro em pó. Amêndoas de cacau possuem cerca de 50% de gorduras saudáveis e, quando moídas produzem uma pasta parcialmente líquida, impossível de ser pulverizada. Para transformar em pó é preciso retirar da pasta aquelas gorduras (manteiga de cacau), produzindo então uma massa (chamada torta de cacau) que pode ser pulverizada, mas não deveria ser denominada de 100% cacau!

 

 

produto-1Ressalte-se, ainda, que todo o chamado “cacau em pó” existente no Brasil é proveniente de cacau torrado, submetido a temperaturas de até 130°C, processo que transforma as gorduras saudáveis do cacau em matéria rançosa ou saturada. Ademais, a massa ou torta de cacau é naturalmente ácida, fato que a indústria corrige com a adição de compostos químicos alcalinizantes…

 

 

Resumo das principais diferenças

Chocolate Natural – Planeta Cacau Cacau em pó (pó de massa de cacau)
Granulado
Cacau fino Cacau comum (sem seleção nem controle de qualidade)
100% Cacau fino ou gourmet Massa do cacau desengordurado + substâncias químicas alcalinizantes
Orgânico Cacau comum (cultivado com agrotóxicos)
Gordura vegetal – parte mais nobre do cacau Gordura remanescente saturada
Conservação dos nutrientes Perda dos nutrientes
Rico em flavonóides antioxidantes Perda de flavonóides antioxidantes

Vantagens no consumo

  • Melhora a capacidade do organismo de metabolizar açúcar, funcionando como grande aliado do diabético.
  • Por conter grande quantidade de antioxidantes, bloqueia o efeito danoso dos radicais livres. O chocolate natural do planeta cacau contém até 12 vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e até 367% mais que os melhores chocolates amargos do mercado.
  • Ajuda a perder peso, inibindo mecanismos que fazem o organismo estocar ou produzir mais gordura, aumentando a sensação de saciedade.
  • Contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
  • Reduz a pressão por ter ação vasodilatadora.
  • Impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que placas se acumulem nos vasos.
  • Ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.
  • Auxilia na proteção dos neurônios contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer.
  • Reduz alguns sintomas da TPM, como depressão, e contribui para suprir eventuais carências de minerais, como magnésio, comuns nesse período do mês e também durante fases de estresse agudo.

 

Como é produzido

A qualidade do nosso chocolate natural é monitorada desde a fase do cultivo do cacau. Trata-se de um cacau especial produzido e embalado com a finalidade específica do consumo in natura.

O processo começa na lavoura com a seleção de frutos maduros, sadios, sem manchas, e sem deformação ou perfuração. Os frutos são colhidos e armazenados por 5 dias, para concentração dos açúcares. Depois de quebrados, as sementes são postas a fermentar em caixas de madeira, em camadas inferiores a 50cm, onde são revirados uma vez por dia (para esfriamento e evacuação dos gases), durante até 7 dias. Após a fermentação, as amêndoas são desidratadas (sob a luz solar ou em desidratadores, em temperatura monitorada para não ultrapassar os 42°C). Na unidade processadora já com umidade em torno de 8%, as amêndoas passam por uma nova seleção e avaliação da qualidade, sendo então fragmentadas e descascadas em maquinas descascadoras.

Daí, os nibs são simplesmente embalados e lacrados, enquanto outra parcela segue para o processamento de moagem e fabricação de pasta e de barras de chocolate, em máquinas específicas, numa produção artesanal de pequena escala, da amêndoa à barra.

No mundo inteiro, este é o processo que permite produzir chocolate de alta qualidade e alto teor (70% ou mais de massa de cacau), sem desodorizantes e sem adição de químicos.

Como é vendido

Os produtos são produzidos e embalados no município de Camacã, no coração da região cacaueira da Bahia, próximo das fazendas fornecedoras do cacau orgânico e gourmet. Posteriormente é postado (Correios ou Transportadoras) até a entrega ao cliente. O processo de venda direta ao cliente é feito através da nossa loja virtual (www.dietacrua.com.br) ou lojas parceiras.

O que fazer com o nosso chocolate natural?

  • Nibs ou Pasta. Tente comer o chocolate natural diretamente, numa colher de sopa. Experimente o sabor extravagante do chocolate natural 100% cacau.
  • Adicione os Nibs ou a Pasta a todas as suas bebidas ou vitaminas de frutas para melhorar o sabor. Veja mais receitas aqui.

15 comentários

  1. Tânia Sales Lins Tâninha disse:

    Maravilhoso

  2. Rafael Jover disse:

    é grave pra quebrar a vidraca

  3. Rafael Jover disse:

    boom boom quinkacha ka voiz

  4. Rafael Jover disse:

    kinkacha kakacha

  5. Rafael Jover disse:

    estamos em temporada de caça

  6. Rafael Jover disse:

    e se o poliça passa no acha

  7. Rafael Jover disse:

    desemcapa a voiz

  8. Rafael Jover disse:

    guerreiro na massa

  9. Rafael Jover disse:

    clã rooo
    pode ser que for

  10. Rafael Jover disse:

    nós joga na vidraca

  11. Rafael Jover disse:

    e arruaca

  12. Rafael Jover disse:

    boom boom quincacha ka voiz quinkakacha kakacha

  13. Rafael Jover disse:

    cantar é arte
    humilhar faz parte , se gostou canta comjgo

  14. Rafael Jover disse:

    ooooooooooo …

  15. Rafael Jover disse:

    maravilhoso nééééé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erro › WordPress